É muito comum, ao conhecer uma pessoa, já julgá-la pelo seu signo. Quando alguém fala “Ah, ele é leonino, adora aparecer!”, estamos simplificando uma análise complexa com base somente no signo solar (a posição do Sol no momento do nascimento). E embora isso seja muito popular, não é Astrologia.
O que é signo afinal? Simplesmente um cálculo que revela uma qualidade, ou seja, a forma como algo se manifesta na natureza. E nós, seres humanos, estamos inseridos nessa ordem natural. Por isso, a dica é: quer compreender melhor suas relações? Aprenda sobre a Lua.
COMO DESCOBRIR SUA LUA
Para saber essa informação e também gerar seu mapa astral ou mapa natal (o mapa do céu no momento em que você nasceu), basta ter sua data de nascimento, hora exata e local em mãos. Há vários sites e aplicativos que geram o mapa de forma gratuita.
Com o mapa natal, você saberá sua Lua. A Lua representa nossas emoções e sentimentos, como reagimos instintivamente e o que nos deixa confortáveis e seguros.
Você concorda que, em qualquer tipo de relacionamento, mas principalmente o amoroso, nossas emoções e sentimentos são a maior parte da interação, certo? Por isso, é importante saber mais sobre a sua Lua e a de quem você está se relacionando para entender como se dá essa troca.
A LUA EM CADA ELEMENTO
Além de saber em que signo está a Lua, agora vamos conectar com os elementos de cada um: Fogo, Água, Ar e Terra. A ideia é identificar como se expressam e como lidar com a Lua em determinado elemento.
Lembrando que as pessoas demonstram sua sensibilidade e suas emoções de maneira diferente. Não existe certo e errado.
Elemento Fogo: Áries, Leão e Sagitário
Uma Lua em Fogo busca reconhecimento e atenção, então é legal explorar os elogios - mas sem exagero, afinal, pessoas com essa Lua reconhecem facilmente falsidade e detestam bajulação por interesse. Pergunte como foi o dia e lembre de coisas que são importantes para eles. Por exemplo, se ele (a) tinha uma reunião, questione se correu tudo bem, se foi produtiva etc.
Elemento Água: Câncer, Escorpião e Peixes
Aqui, a sensibilidade e a imaginação rolam soltas. Se você está com alguém de Lua em Água, mesmo que a pessoa não expresse, saiba que há um turbilhão de sentimentos atrás daquele olhar sereno. Demonstre afeto, lembre de datas importantes e converse estimulando a memória afetiva. Como fazer isso? Perguntando sobre momentos relevantes e dando atenção quando há uma história de infância ou algum trauma. E, principalmente, esteja presente - mesmo que você ache meio exagerado dar valor para algo que você considere trivial.
Elemento Ar: Gêmeos, Libra e Aquário
Uma Lua em Ar gosta de argumentos mais práticos e lógicos, de ser estimulada através da conversa e de informações instigantes. Observe como a pessoa reage a estímulos sociais. Afinal, a necessidade de interação nesse elemento tende a ser instigante e frenética. Conversas ou programas muito sentimentais, dramáticos e “parados” tendem a ser vistos como entediantes.
Elemento Terra: Touro, Virgem e Capricórnio
No caso da Lua em Terra, há um caráter de estabilidade e uma certa necessidade de segurança. Ao contrário da Lua em Ar que aprecia vários estímulos, a de Terra pode achar exaustivo ter que acompanhar tanta informação. Prefere um tom mais sereno, conversas sensatas e observações úteis e sem excessos.
COMBINAÇÕES “IDEAIS”
Importante ressaltar que não existem pares perfeitos. Relações, sejam elas românticas ou não, são complexas e exigem esforço e dedicação de todos os lados. Mas aqui, estamos falando de complementaridade segundo a Astrologia. Portanto, quais os pares ditos “ideais”?
É possível também fazer essa ligação com o signo solar, mas lembre que a Lua (e o signo em que ela está) é que rege as emoções, portanto tem mais impacto nos relacionamentos.
LUA NO ELEMENTO FOGO + LUA NO ELEMENTO AR
Tendem a se relacionar bem, pois possuem natureza complementar. A troca flui e enriquece, precisam de estímulos, reconhecimento, atenção e proatividade. Exemplo: uma pessoa com Lua no signo de Leão e outra com Lua no signo de Gêmeos.
LUA NO ELEMENTO ÁGUA + LUA NO ELEMENTO TERRA
Interagem bem entre si, pois há a busca por segurança, estrutura e confiança. Mudanças bruscas ou surpresas constantes podem estressar mais do que estimular. Exemplo: uma pessoa com Lua no signo de Peixes e outra com Lua no signo de Virgem.
NATUREZA DAS RELAÇÕES
Sempre bom lembrar que estas informações mostram as similaridades entre os pares, mas ninguém é só o signo solar ou a Lua, somos todo o mapa natal.
Para quem deseja se aprofundar no assunto, um recurso muito utilizado para entender como se dá a relação de um casal é o mapa de Sinastria. Ele cruza o mapa natal dos dois e mostra os pontos favoráveis e os pontos de tensão possíveis no relacionamento. Um (a) astrólogo (a) pode fazer a leitura e interpretação do mapa.
Uma relação se constrói a dois: saiba o que é importante para a pessoa e aprenda a estimular seu par da maneira que ele (a) gosta usando as informações que a Astrologia fornece.